Ter um website é fundamental para qualquer negócio – falamos sobre isso em um post aqui no blog. Mas, para obter bons resultados fazendo com que ele seja facilmente encontrado por pessoas, alguns princípios básicos devem ser seguidos desde o início. São técnicas de otimização de sites que ajudam a alcançar um bom posicionamento nos motores de buscas. Esse conjunto de estratégias é chamado de SEO (Search Engine Optimization).

Listamos 5 técnicas básicas de SEO que todo site deve ter para se tornar mais atraente:

  1. A construção de um site tem impacto na forma como os mecanismos de busca rastreiam as páginas para entender seu conteúdo e assim, poder classificá-lo. Por isso, é bastante importante utilizar um código atualizado com as melhores práticas da web.
  1. Conteúdo relevante e de alta qualidade no topo das buscas. As pessoas acessam websites interessadas no conteúdo e não no design visual que ele tem. Um excelente conteúdo é útil, relevante e oportuno, estimula o leitor a compartilhá-lo através de links em redes sociais, outros sites, e-mail, ou mesmo pelo famoso boca a boca. Esses links atuam como um “voto de confiança” para o conteúdo do site, permitindo com que os motores de buscas saibam que é de boa qualidade.
  1. Garantir que o site funcione bem em diferentes tipos de dispositivos e tamanhos de tela não só é importante para o ponto de vista da experiência do usuário, como também contribui em muito para subir no ranking de buscas. Construir um site responsivo, compatível com dispositivos móveis, é indispensável atualmente.
  1. Quanto mais rápido um site carregar, melhor posição ele terá nas buscas. Sites precisam carregar rapidamente em todos os navegadores, tanto em computadores desktop como em dispositivos móveis. A maneira como um site é construído e os recursos de que necessita, incluindo imagens, vídeos, etc., terá impacto direto sobre o desempenho geral dele no ranking de buscas.
  1. Atualização constante de informação e conteúdo também ajuda a criar relevância nas buscas. Botar um site no ar e “abandoná-lo”, deixando de atualizá-lo não é a melhor coisa a se fazer. Quando um site fica sem “movimentação”, o Google entende que ele não tem tanta importância em relação aos outros.

Os sites feitos aqui na Orbit são construídos com o primordial de SEO e costumamos orientar nossos clientes sobre essas questões. Pois, esse tipo de estratégia destaca os sites que recebem um bom retorno, de todos os outros.