A transmissão ao vivo de vídeos pela internet tem sido bastante utilizada por empresas como uma importante ferramenta de comunicação com seus clientes e público-alvo em geral. Fazer o streaming de eventos, palestras, aulas ou entrevistas, é uma excelente forma de propagar conteúdo relevante e ainda gerar um alto nível de interação, já que apresenta em média um tempo de engajamento 10x maior do que vídeos on demand.

Se você está pensando em usar essa estratégia no marketing do seu negócio, saiba que não é tão complexo quanto parece. É possível transmitir ao vivo de praticamente qualquer lugar e, até mesmo, com um orçamento enxuto. Mas afinal, o que é preciso para fazer uma live streaming?

Para a realização de uma transmissão ao vivo são necessários alguns equipamentos para a captação de imagens, conversão de mídia, internet, servidor streaming e local de transmissão. Veja quais são eles:

Captação de Imagem:

O ponto inicial é a gravação do evento com um bom equipamento que garanta qualidade de imagem, seja com uma ou duas câmeras. É importante se certificar que o local tenha uma iluminação adequada e o áudio seja captado de forma limpa, para que a mensagem seja difundida da melhor forma em todas a plataformas. Caso a captura das imagens seja feita com duas câmeras, será necessária uma mesa de corte, também conhecida como switcher ou mixer de vídeo. Para selecionar a tomada ou câmera durante a gravação.

– Computador com conexão de internet e placa de captura:

É fundamental ter um computador com placa de captura para efetuar a transferência da imagem e som da câmera para computador. Depois de capturada, a imagem em  arquivo bruto precisa ser transformada em um formato próprio para web, em um processo chamado encondig.

– Internet:

Por se tratar de transmissão ao vivo pela web, a internet é parte vital para que a live ocorra. Através dela o sinal que sai do encoder é enviado aos servidores – que estão na nuvem – para serem distribuidos.

O ideal para uma transmissão estável é disponibilizar uma conexão de 2MB de uplink dedicado e exclusivo para o servidor.  É possível transmitir ao vivo até com internet 3G, mas esse tipo de banda está sujeita a algumas instabilidades, prejudicando o andamento da transmissão.

– Streaming:

Para realizar a transmissão ao vivo é preciso que o sinal já preparado seja transmitido via internet, através de servidores de streaming que irão distribuir o conteúdo. É extremamente importante escolher uma empresa sólida nesse segmento para fazer a diferença no seu evento.

– Plataforma:

Estando com tudo pronto, é só colocar o embed gerado pelo software de encoder na plataforma onde será realizada a transmissão. Que pode ser um site, hotsite, Facebook Live ou Youtube Live.

Com esses equipamentos é possível realizar uma live streaming com qualidade e conquistar um grande alcance de público. A opção mais em alta em se tratando de marketing digital e uma realidade de sucesso na busca por resultados.

 

A Agência Orbit é uma empresa de transmissão de eventos streaming, se você tem alguma dúvida ou quer saber mais, entre em contato com a gente!

Mais Informações!